Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Nova Friburgo > Pedra do Imperador > Face Noroeste da Pedra do Cônego

Ampliar imagem Face Noroeste da Pedra do Cônego
Pedra do Imperador. A "Face Noroeste da Pedra do Cônego" é a via de nº 10 da imagem. Foto: Luciano Bender
Ampliar imagem Face Noroeste da Pedra do Cônego
Leonardo Amorim e Dário do Nascimento, em suas primeiras escaladas, na via Face Noroeste da Pedra do Cônego, em 1992. Nesta cordada também estavam Felipe e Joel Novo.
Face Noroeste da Pedra do Cônego
Croqui original. É possível que haja pequenas modificações, com a substituição de grampos.


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Face Noroeste da Pedra do Cônego Imprimir informações da via
3º IIIsup D1 E4
Cadastrada por: Luciano Bender, em 18-06-2019 às 12:54
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: noroeste
Tipo de escalada predominante: aderência com abaulados
Extensão: 350 metros
Descrição: Quando da conquista, foram batidos 7 grampos de 3/8", 3 grampos de 1/2" e duas chapeletas com parafusos de 5/16", além de terem sido utilizadas proteções móveis com nuts pequenos e médios, bicos de pedra, gravatás e segurança de platô. A via foi toda regrampeada em 2019, quando foram incluídas algumas proteções intermediárias.

Abaixo, descrição da via, segundo o relatório da conquista:

A via começa por um lance de costão, com cerca de 20 metros de extensão, onde há um platô e se encontra o primeiro grampo da via (3/8"). Após, há outro lance que atinge um bom platô de mato e, de lá, alguns lances em aderência, chegando a um bom local de parada, onde está o 2º grampo da via (3/8"). Depois, há um pequeno lance de aderência para a esquerda, atinge-se um platô de mato que depois torna-se pedra, mais um trecho e se chega a outro grampo. Este lance é grande, mas de beleza acentuada, onde foram utilizados gravatás como proteção. Após este grampo, segue-se reto até um mini-platô que serve de parada, onde também há um grampo de 3/8".

Depois deste grampo, há um trecho em aderência até um sólido platô, um pouco mais acima. Após este platô, há um trecho mais esticado, onde há dois bonitos lances em aderência e dois grampos de 3/8". A partir daí, há uma horizontal para a esquerda e, depois, segue-se reto até uma boa parada, onde há um grampo de 3/8" - lance longo, com cerca de 20 metros. Depois, há mais um lance longo, porém bastante fácil, onde há uma chapeleta com parafuso de 5/16", e outro em seguida, também com chapeleta. Após, há atinge-se um grande platô, onde é feita a segurança. Em seguida, há um lance bem interessante e, 15 metros acima, encontra-se um grampo de 1/2". O lance é direto até um matinho bem em frente. Dali, escala-se em diagonal para a direita e atinge-se um platô de pedra. Continua-se subindo em direção a algumas boas fendas (à direita), que permitem boas colocações de nuts. A partir daí, mais alguns metros e outro grampo de 1/2". Mais outro lance e outro grampo de 1/2". A partir deste ponto, já é possível observar-se os costões finais, não havendo mais grampos, sendo utilizados bicos de pedra, contornando um lagarto rochoso (à direita). Sobe-se pelo dorso do lagarto até o cume, podendo ser utilizados nuts.
Fonte: Relatório da conquista
Equipamento mínimo necessário:
  • Nuts pequenos e médios
Data da conquista: 23/10/1980
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local